adrenalectomia

ADRENALECTOMIA ROBÓTICA OU ROBÔ ASSISTIDA

A ADRENALECTOMIA é o procedimento cirúrgico para a retirada de uma ou ambas as glândulas suprarrenais.

As glândulas adrenais são localizadas acima dos rins, por isso são também denominadas supra renais.
É importante destacar que estas glândulas são responsáveis pela síntese de alguns hormônios que controlam a pressão arterial, glicemia (glicose no sangue) e hormônios sexuais.

Tais glândulas produzem a aldosterona, relevante para manutenção da pressão arterial e volume sanguíneo circulante, os corticóides fundamentais para diversas funções orgânicas, as catecolaminas, os hormônios que atuam em situações de estresse e alguns hormônios sexuais.
Diversas alterações nessas glândulas podem ocorrer para que haja a necessidade de remoção das mesmas. A maior parte delas benigna. A avaliação criteriosa da parte endócrina em conjunto com a parte urologia e cirúrgica deve ocorrer. Portanto, nessa condição, se faz importante contar com uma equipe multiprofissional para melhor condução do caso.

Adrenalectomia Robótica ou Robô-Assistida
O tratamento cirúrgico Robótico confere grandes vantagens ao paciente, uma vez que é uma cirurgia menos invasiva. Além disso, algumas doenças da supra-renal, como o feocromocitoma, por produzirem hormônios que podem alterar a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco durante a cirurgia, precisam de muita delicadeza em sua abordagem porque uma manipulação mais grosseira da glândula durante a cirurgia poderia causar graves transtornos ao paciente.

O paciente terá um pós-operatório melhor, com menor dor e poderá retornar às suas atividades normais mais rapidamente. Além disso, existe um ganho cosmético, devido à redução da cicatriz.