A próstata é uma glândula responsável pela produção de parte do sêmen. A Prostatectomia Radical é uma cirurgia indicada para a remoção da próstata acometida por tumor. Ela pode ser realizada de duas formas, pela via aberta (convencional) ou de forma laparoscópica ou robótica, esta última por meio de pequenas incisões como na laparoscopia, mas com todas as vantagens tecnológicas agregadas pelo robô.
Algumas vantagens do método robótico:
Este procedimento cirúrgico consiste na retirada da próstata, ductos ejaculadores e vesículas seminais. Por meio do procedimento robótico, o cirurgião consegue ter maior liberdade nos movimentos e uma visão privilegiada devido à magnificação e resolução da imagem. Neste tipo de cirurgia o paciente costuma apresentar melhor recuperação no pós-operatório.
O grande desafio da cirurgia consiste em retirar a próstata preservando os nervos e vasos que são responsáveis pela ereção (impotência sexual), conservando o esfíncter urinário que tem a função de não deixar o paciente perder urina. Essas duas estruturas (feixes da ereção e esfíncter) revestem a próstata, portanto, devem ser preservadas com todo cuidado e delicadeza que apenas o sinergismo de um cirurgião experiente e uma tecnologia adequada podem proporcionar.