Existem dois tipos de procedimentos: a Nefrectomia Parcial é a remoção de parte dos rins acometidos por um tumor, já na Nefrectomia Total são retirados o rim, os gânglios da proximidade, a glândula suprarrenal e parte do ureter quando a causa da remoção é um grande tumor. Mas o rim também pode ser removido por causas benignas, como doenças inflamatórias em rins sem função.
Conheça alguns fatores de risco para o câncer de rim:
Sintomas em casos mais avançados da doença:
Vale lembrar que, se descoberto em fase inicial, há grande probabilidade de cura e de preservação de parte do rim. Por isso, é importante visitar seu médico para exames de rotina.
A cirurgia tem o objetivo de curar o câncer de rim. Por meio da Nefrectomia parcial o tumor é removido e o órgão reconstruído de forma rápida, evitando lesões renais pela isquemia. Pelo procedimento robótico, a sutura para a reconstrução do rim é mais rápida e segura do que por via laparoscópica, possibilitando menor tempo de isquemia e maior segurança.
Por este procedimento é possível diminuir o sangramento, minimizar a dor e a recuperação no pós-operatório é bem mais rápida do que nas cirurgias abertas. Assim, o paciente consegue retornar às suas atividades normais em um curto período de tempo.
Saiba porque optar pela cirurgia robótica:
Por esses e tantos outros motivos a escolha por este tipo de cirurgia tem sido crescente, afinal, trata-se de um procedimento minimamente invasivo, que não necessita de grandes incisões abdominais, com bastante segurança e agilidade na reconstrução do rim remanescente.